Tu te tornas responsável por aquilo que cultivas.
página inicial / blogs / Guilherme Ranieri
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

Alface silvestre nasce até em beira de calçada

Aí está uma verdurinha que quase ninguém conhece. Ela aparece mais essa época do ano, quando as temperaturas estão mais amenas. No calor, em geral, floresce menos e fica na forma vegetativa, parecida com um pezinho de alface. Aliás, é uma planta correlata e eu sinto nela um gosto suave ... (+)
Leia mais
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

Sabia que grão-de-bico dá uma flor linda?

Dia desses fui fazer uma receita de hommus, e alguns dos grãos de bico estavam bichados, meio feios. Separei, e espetei na horta. Cresceram bem, apesar do frio. Agora estão na horta, ajudando a fixar nitrogênio e fazer sombra pras mudinhas de verdura. Agora me fala, você já tinha visto ... (+)
Leia mais
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

Bonita e fácil de pegar, esta flor afasta pragas

Não sei quando foi a primeira vez que apareceu essa planta lá em casa, nunca foi plantada. Só sei que ela é onipresente em qualquer canto que o cortador de grama não chega. Essa é provavelmente uma flor do gênero da Tagetes, mas não consegui descobrir qual é. A planta ... (+)
Leia mais
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

Regra de ouro para comer matos por aí

Dos contos infantis dos Irmãos Grimm, dentre eles Chapeuzinho Vermelho, existe um conto menos conhecido, chamado Rumpelstiltskin. Aqui no Brasil o conto é quase desconhecido. Trata-se da história de uma donzela que deve favores a um duende mágico, que transforma desejos em realidade, cobrando, contudo, um preço para isso. Seria ... (+)
Leia mais
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

As flores do inverno que fazem a festa das abelhas

A primavera é conhecida como a estação das flores. Pudera, as chuvas voltam, o clima esquenta, as plantas aproveitam para dar flores, os insetos tem néctar, nascem os filhotes dos passarinhos que se alimentam dos insetos que se alimentam do néctar.... E aí segue uma cadeia infinita. Ok, mas e ... (+)
Leia mais
© Guilherme Ranieri/Matos de Comer

Saiba replantar plantas de raízes com "batatinhas"

O inverno faz a horta parecer bem maior. Boa parte das plantas não fica tão grande, cresce lentamente. As alfaces estão pequenas, as rúculas também. Ainda, a maior parte das raízes está hibernando: tupinambo, batata, gengibre, biri, araruta, cúrcuma, mangarito, zedoária. Todas elas perdem as folhas e somem na terra ... (+)
Leia mais