50 Dias de Verde - a terceira semana

© Carol Costa/Minhas Plantas

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e durante 50 dias terá um episódio novo. Aos domingos, Carol Costa faz uma Live no Facebook e no YouTube. Se ainda não conhece, aproveite para se inscrever no canal e receber o aviso de novos vídeos, e se quiser ver os episódios anteriores, é só clicar aqui. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a terceira semana.

Dia 15


Ontem foi dia de dividir com ela a Live do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a série verdinha criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl. Durante toda a temporada que estamos em Holambra, os domingos são de Live ao vivo, sempre às 18h, no Face da STIHL, pra papearmos sobre o que rolou no quintal da Eveline e contar coisas que você não viu no YouTube. Flávia Nunes @flavianunes_paisagista tem ido e vindo do Rio de Janeiro para acomodar as filmagens da série com as aulas que dá no Jardim Botânico do Rio. Essa pessoinha, que era pra ser advogada, mas atendeu ao chamado das plantas, acabou se tornando uma entusiasta do paisagismo tropical, uma defensora das espécies nativas do Brasil e uma colega de casa divertida e talentosa. Conto um pouco sobre os perrengues que passamos aqui na Live que foi ao ar ontem, mas que está disponível pra quem perdeu lá no YT do Jardim das Ideias. Teve poda, frutífera, bicho de estimação, ferramentas e muito mais! Aproveita e marca alerta no celular que às 18h do próximo domingo a Live vai ser pra compartilhar ideias de jardinagem inclusive com as mães, nossas grandes estimuladoras de contato com plantinhas. Obrigada também a @redecobasi, @bradigital, @leroymerlinbrasil, @veilingholambra, @spagnholplantas e Prefeitura de Holambra, por nos ajudarem a levar mais e mais verde por esse Brasilzão!

Dia 16


As coisas estão acontecendo tão depressa por aqui que estou perdendo a conta dos dias. Ontem, enquanto a gente fazia supermercado e conversava sobre frutíferas brasileiras, Tango tinha um dia de cão em casa. Trabalha duro esse pintadinho, viu? Já sacomo evitar que seu cachorro destrua o jardim? 1. Deixe que ele transite entre as plantas enquanto você trabalha num canteiro, para que ele se acostume com os cheiros. 2. Entretenha o bicho com ração de boa qualidade (ele amou a que a @redecobasi mandou!) e com muito amor e atenção. 3. Canse seu cão. É sério. Passeie bastante com ele para gastar energia, especialmente se for uma raça grande como a do Tango. No quintal do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a série criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, nenhum pet detonou as plantas. Bom, pelo menos até agora. Os novos episódios dessa novelinha verde já estão no ar com o apoio de @leroymerlinbrasil, @bradigital, @veilingholambra, Prefeitura de Holambra e @spagnholplantas. Estamos trabalhando pesado ora ficar um lindo jardim, então, fala baixo pra não acordar o Tango, tá?

Dia 17


Descobri que existe um efeito colateral bem importante de morar de verdade, mesmo que por algumas semanas, na casa em que está acontecendo o projeto Jardim das Ideias — 50 Dias de Verde. Você busca soluções para problemas reais — e não para aqueles que você imaginava existirem. Quer um exemplo? Eu jurava que teríamos problemas com bichos fazendo xixi no que foi construído ou plantado e, até agora, isso não aconteceu. No entanto, tem uma questão vida real para a qual eu não me planejei e que tivemos de incorporar na série: a casa ser um forno. Sobrado de madeira é uma das construções mais charmosas que existem, mas se tiver janelas voltadas pro norte e pouca ventilação, vira um forno dormir ali dentro. Daí que Flores Welle e Juliana Valentinj, meus amigos do @viveirooiti, propuseram construírmos uma cortina verde que, com plantas, ajudasse a barrar o sol, dissipar o calor e resfriar a parede. Bem três em um. Ou melhor, quatro em um, que ela faz tudo isso e ainda vai atrair beija-flores quando estiver toda florida. Com a ajuda da Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista), escolhemos sapatinho-de-judia, trepadeira de crescimento rápido e florada exuberante, pra ser funcional e linda ao mesmo tempo. Repara só quantas mãos são necessárias pra resolver a questão do calor sem usar ar condicionado? Mãos e materiais: a rede de proteção e os ganchos vieram da @leroymerlinbrasil, as plantas são da @spagnholplantas, comercializadas no @veilingholambra, e temos ainda o apoio de @bradigital, Prefeitura de Holambra e @redecobasi. Pra ver o passo a passo da cortina verde, assista ao 17º dia da novelinha criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl: tá lá no YouTube e já estão disponíveis todos os episódios anteriores, inclusive as Lives, que acontecem aos domingos.

Dia 18


Em todas as manhãs que antecedem as filmagens, faço o mesmo ritual ao acordar. Vou para a varanda do quarto de Eveline, onde estou temporariamente hospedada, e dou uma panorâmica por todo o quintal. Depois, desço e faço uma ronda, projeto por projeto, vendo como estão as plantas, se tem bichinho, se cresceram de um dia pro outro, como está a brotação, se apareceram flores ou frutinhos. Só depois disso meu dia realmente começa e eu vou tomar café e cuidar dos afazeres. Essa ronda diária cria intimidade com o jardim e ajuda a estabelecer um vínculo verdadeiro com as plantas. Você repara mais depressa na praga e reage antes de ter virado infestação. Nota rápido que determinada folha queimou no sol e já muda o vaso de lugar. E consegue reverter em poucos minutos um murchamento por falta de água naquele canto do jardim que ainda não se aclimatou direito. O vídeo de hoje tem o lindo telhado de sapé que o Pica-Pau fez pra gente, resgatando uma técnica antiga de bioconstrução. A telha leitosa no centro ajuda a manter o local mais claro e aproveita bem a iluminação zenital, que a gente explica detalhadinho no episódio do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a série crida pela @stihloficial e pelo @jardimdasideiasstihl, disponível no YouTube. De segunda a sábado tem um vídeo por dia e, aos domingos, às 18h, uma Live ao vivo no Facebook da STIHL Brasil. Vem acompanhar essa transformação linda de um quintal meio descuidado em um projeto paisagístico completo, com quiosque, horta, painel vertical, lago, composteira e muitas outras soluções orgânicas. Aqui fizemos com o apoio de @spagnholplantas, @leroymerlinbrasil, @redecobasi, @veilingholambra e Prefeitura de Holambra, além de outras marcas e parceiros especiais. Vem se inspirar nesses 50 dias, quem sabe você não se anima a fazer algum dos projetos aí na sua casa? PS: o vídeo tem um spoiler pra quem tem olhos de águia, será que você encontra qual é?

Dia 19


Tudo o que você vê cobrindo o solo que não é planta, é mulching. Essa expressão em inglês significa "cobertura vegetal" ou, como eu vivo dizendo, palhinhas amigas. Cobrir o solo tem muitas vantagens e é por isso que a natureza o faz constantemente, seja com folhas secas ou com plantas vivas. 1. Solo protegido nem esquenta muito no verãozão, nem esfria demais no inverno gelado. 2. Palhinhas protegem as plantas de muitas pragas e doenças ao servirem de comida para insetos e de abrigo pra predadores (aranhas, joaninhas, lagartixas e tantos outros). 3. A proteção com mulching evita a rápida perda de água, mantendo as raízes úmidas por mais tempo e evitando desperdício nas regas. 4. Como a palha também se decompõe, pouco a pouco ela própria vai servindo de adubo para o solo, melhorando a saúde do jardim. 5. Os cavacos de madeira e outras palhinhas reaproveitam insumos vegetais que iriam pro lixo, como aparas de grama, folhas secas, palha de arroz ou piaçava, serragem, semente de babaçú ou açaí, capulho de algodão, casca de café ou de cacau, casca de pínus. Repare que todas essas alternativas são sempre VEGETAIS, SECAS, DURAS e ABUNDANTES, num jardim suatentável não tem lógica trazer mulching de longe, importar de caminhão de cudades distantes. Quanto mais fácil de achar na sua cidade, mais barato e mais duro, melhor. Nem que sejam as aparas de grama do seu jardim. Na parceria entre @stihloficial e @jardimdasideiasstihl, a série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, eu e a Juliana Valentini (@deverdecasa) mostramos como usar mulching no quintal (serve também para vasos dentro de casa!). Vai lá ver quanta coisa do bem dá pra fazer com as sibras da poda da majestosa nogueira que está na casa e segue sendo bem cuidada. Obrigada, @spagnholplantas, @redecobasi, @leroymerlinbrasil, @bradigital, @veilingholambra e Prefeitura de Holambra, por apostarem nesse projeto tão querido!

Dia 20


Sempre achei que o tempo flui devagar quando se está no jardim. Não adianta ter ansiedade nem afobação, quem dita o ritmo são as plantas — e quanto antes a gente se dá conta disso, melhor, porque o ritmo da natureza nos faz um baita bem. Aos poucos, o Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde vai se adaptando ao tempo das verdinhas. Parece que foi outro dia que plantamos esse Epidendrum aí da foto, uma das orquídeas brasileiras mais resistentes que existem, produzida pela @magna_flora. Como acontece com a maioria das plantas floridas, ela reclamou do transplante e perdeu algumas flores uns dias depois que a colocamos na árvore. O que a gente faz? Se descabela? Nãooooo, a gente observa. Espera. Deixa a natureza em sua enorme sabedoria se reorganizar e trazer novos botões tão logo a planta começa a enraizar. E o que dizer dessa tinta feita com barro que pouco a pouco vai aparecendo nas paredes da casa? A técnica da geotinta tá explicada lindamente pela Juliana Valentini, do @deverdecasa, lá no YouTube do @jardimdasideiasstihl, criador da série mais verdinha do Brasil, feita em parceria com a @stihloficial e produzida com o apoio de @bradigital, @leroymerlinbrasil, @redecobasi, @veilingholambra, @spagnholplantas e Prefeitura de Holambra. A geotinta fica linda, é atóxica, natural, ecológica e praticamente de graça, pode atingir muitos tons e cobre super bem a superfície mesmo com uma demão. Depois de bem seca, não sai fácil: usamos a lavadora de alta pressão pra limpar uns testes de cor que a Ju fez e em alguns tons foi impossível tirar a geotinta. Que dias mágicos estão sendo esses, de botões de Epidendrum abrindo e aprendizados com o barro...

Dia 21


Quando ouvi o professor Sergio Pimenta falar pela primeira vez do método PMB, não acreditei que dava pra fazer uma horta de um jeito tão... sem suor. Consultor do Sebrae e um dos mais queridos mestres da pós-graduação em Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo (@curso.agricultura.biodinamica), Sergio batizou com as siglas de Palha, Muda alta e Biofertilizante (PMB) o jeito de plantar diretamente em fardos de feno. Esse método tem muitas vantagens: evita mexer no solo, pode ser aplicado até onde o chão está super duro e cheio de mato, evita ter de carpir em volta, deixa a horta numa altura boa pra fazer manutenção, facilita a substituição de mudas, dificulta que gatos e cachorros estraguem as plantas e oferece matéria orgânica o tempo todo pras espécies ali cultivadas. Fardos de feno não são exclusividade de quem mora no interior: a @redecobasi tem fardos pequenos (procure no setor de roedores), bons pra quem tem pouco espaço. O feno é muito leve, barato e fácil de manusear, oferecendo carbono constante pras plantas — justamente por isso, é preciso equilibrar a oferta de nitrogênio com adubo líquido periódico, daí ser tão importante usar o biofertilizante que ensinamos a fazer uns episódios atrás no Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Na nossa horta no feno, até cogumelos estão surgindo, ajudando a decompor a palha e a transformá-la em matéria orgânica pro tomate, pra tagetes e pra tanta lindeza que plantamos ali. Duas dicas: o método PMB precisa, obrigatoriamente, ser feito com mudas grandes, que se adaptam rápido à palha, e, mais importante que tudo, com plantas ANUAIS, cujo ciclo de vida é tão curto quanto a decomposição do feno. À medida que o fardo se decompõe, ele vai baixando, baixando, até não restar mais nada, então, a horta plantada nele também precisará ser comida em uns seis meses, pra você recomeçar o processo com um novo fardo, tudo do zero. Veja o passo a passo da horta de preguiçoso no YouTube do @jardimdasideiasstihl, criador dessa série em parceria com @stihloficial e com o apoio de @leroymerlinbrasil, @veilingholambra, @spagnholplantas, @bradigital, Prefeitura de Holambra e Cobasi, com ervas @flora.yamamura e tomates-cereja da Kager.

postado em 5/06/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais