página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

50 Dias de Verde - a sétima semana

© Carol Costa/Minhas Plantas
Este é o resumo da sétima e última semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e durante 50 dias terá um episódio novo. Aos domingos, Carol Costa faz uma Live no Facebook e no YouTube. Se ainda não conhece, aproveite para se inscrever no canal e receber o aviso de novos vídeos, e se quiser ver os episódios anteriores, é só clicar aqui. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a sétima semana.

Dia 43


As Lives do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde foram criadas pra gente dar um descanso pra equipe, deixar os temais mais quentes e aprofundados e atender a um pedido geral nos comentários por episódios mais longos. Cada Live dura 1 hora inteirinhaaaaa, é ao vivo, dá pra bater papo e saber detalhes de alguns projetos, além de spoilers de outros. Onde encontrar mudas da batata-roxa com folhas roxas? A série vai ter segunda temporada? Tem PANC na horta? Essas foram algumas das várias perguntas que pintaram na penúltima Live, no 43º dia da série feita em parceria com a @stihloficial e o @jardimdasideiasstihl. Se você perdeu a conversa ao vivo, dá pra assistir ao vídeo depois, mas sem a possibilidade de interagir ao vivo. Aí no vídeo tem uma panorâmica da transformação até agora, olha como está bem diferente do que encontramos quando chegamos! No próximo domingo, dia 10/6, das 18h às 19h, acontece a última Live do projeto, direto no Facebook da STIHL Brasil Oficial e, se a internet da Eveline colaborar, também no YT do Minhas Plantas. Valeu, @spagnholplantas, @redecobasi, @bradigital, @veilingholambra, Prefeitura de Holambra e @leroymerlinbrasil, olha que cantinho cheio de verde está ficando!

Dia 44


Eu nunca imaginei um lago em que o paisagismo de borda chamasse tanta atenção quanto os moradores, mas não é que o tronco parecido com um jacaré tá roubando a cena? Ainda bem que ele não assutou os peixes que o laguista Rogério Bernardes (@jardinselagospaisagismo) trouxe pra finalizar esse projeto lindo no Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Criada pela @stihloficial em parceria com o blog @jardimdasideiasstihl, a novelinha verde que dura 50 dias está nos últimos episódios, todos feitos em parceria com @spagnholplantas, @veilingholambra, Prefeitura de Holambra, @leroymerlinbrasil, @redecobasi e @bradigital. Corre ver que amor as carpas, os kinguios e os novos inquilinos da Eveline. Todos os episódios disponíveis estão no meu YouTube e no do Jardim das Ideias, aproveita e já se inscreva!

Dia 45


Quem aqui tá com invejinha do quintal da Eveline? Ó, não fica triste que dá pra encher de verde também os apês e quitinetes por esse Brasil, viu? Se você mora em apê, como eu, corre ver o episódio Invasão Verde, da novelinha de jardinagem criada pela @stihloficial e pelo @jardimdasideiasstihl. Com a ajuda da @leroymerlinbrasil, da @spagnholplantas, da Prefeitura de Holambra, do @veilingholambra, da @redecobasi e da @bradigital, enchemos a sala, a varanda, a escada, até o telhado da casa de verdinhas. Areca, chamaedorea, sansevierias variadas, begônia-rex "Beleaf", antúrios, ciclântus, até lírio-da-paz gigante pusemos. Tudo foi plantado em cachepôs das linhas Copacabana, Milão e Verona, da @vasos_vasart, usando o acabamento camurça que tem um jeitão de concreto, mas a leveza do plástico. Ensino no vídeo a escolher o local de luz pras plantas (com o teste da bula do remédio), a furar o vaso na lateral (pra manter o substrato mais úmido e não sujar o chão) e a dispor as espécies na sala de um jeito que não atrapalhe a passagem. Tá chegando na reta final, mas ainda tem muita surpresa pra vir. Me conta: se tivesse que escolher só um, qual dos projetos que executamos até agora na série você ficou com mais vontade de aplicar na sua casa? Deixa nos comentários, tô curiosa pra saber sua resposta. :)

Dia 46


Nada se perde na jardinagem, tudo se transforma. Araminho de pacote de pão de forma vira prendedor de trepadeiras na grade. Meia-calça furada vira suporte pra amarrar orquídea em árvore. Borra de café, casca de ovo e saquinho usado de chá viram adubo. A água em que se deixou feijão, arroz, salada de molho vira rega nutritiva pros vasos e canteiros. Bandejinha de isopor vira camada de drenagem — e jornal pano de prato, carpete velho viram a manta de drenagem. Quebrou a alça da xícara? Rachou o filtro de barro? Amassou a panela? Qualquer coisa fundinha vira vaso. Qualquer. Coisa. Mesmo. Até objetos incomuns se transformam em base para plantas, como é o caso desse souplas de rattan lindo, da @anahi_embalagens, que virou a casa delas folhagens de @racosta.plantasornamentais, da peperômia-caperata, de @rmflores_holambra, e da micro Phalaenopsis produzida por @grupo.terraviva, todas as plantas comercializadas pelo @veilingholambra. A aranha ou suporte de prato de parede você encontra no Mercado Livre ou em lojas de decoração, mas dá pra prender também com arame comum. O musgo preservado que mostro no kit de jardinagem, o outro projeto do episódio Nada se Perde, você encontra na @t.s.brasil exclusivamente por atacado (vale perguntar pra eles onde há revenda a varejo perto de você). Faltam poucos dias pra terminar o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a novelinha criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, com o apoio da Prefeitura de Holambra, da @spagnholplantas, da @redecobasi, da @leroymerlinbrasil e da @bradigital. Quando começamos, todo mundo queria ver o final. Agora que estamos chegando perto do fim, ninguém quer que acabe. O ser humano é um bichinho doido demais, não?

Dia 47


E não é que existe um segundo jardim no mesmo espaço em que estamos fazendo o quintal de Holambra? Não, você não leu errado: estamos subvertendo as leis da Física e dizendo que dois corpos podem ocupar o mesmo espaço, sim! Bom, pelo menos se estivermos falando de uma certa novelinha verde criada pela @stihloficial e pelo @jardimdasideiasstihl. O projeto paisagístico do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde agora tem também um projeto de iluminação. De dia, temos um jardim, mas, à noite, temos outro, brincando com luzes e sombras de um jeito muito elegante, graças ao talento da paisagista @aliceizumi. No episódio Quando o verde se enche de luz, que foi ao ar ontem, no YouTube, Alice explica passo a passo como iluminar as plantas sem deixar a casa com cara de Rua 25 de Março em pleno Carnaval (e nem as plantas parecidas com árvores de Natal, socorro!). Também o lago ganhou mais uns ajustes, com a inserção de troncos especiais pra aquário, comprados na @redecobasi, que servirão de esconderijo pros peixinhos menores sem interferir no pH da água. No paisagismo de borda, feito pelo quarteto Ju (@deverdecasa), Flop (@viveirooiti), Flávia (@flavianunes_paisagista) e esta jardineirinha que vos escreve, acrescentamos ainda tapete-inglês, da @spagnholplantas, uma plantinha rasteira super querida, que faz pompons lilases, e mais éricas, do Sítio Santa Edwirges, pra atrair abelhas e outros polinizadores. Mudamos a cor da bancada da pia — viu que amor a cuba feita de vaso de barro (compramos tinta e vaso na @leroymerlinbrasil)? Começamos a colocar os móveis finais (amando muito os pufes de ferro da Dubaldo Móveis!) e seguimos, que a série pode até terminar no domingo, mas um jardim pede cuidados o ano todo. :) Nosso obrigada ainda ao @veilingholambra, à Prefeitura de Holambra, à @redecobasi e à @bradigital, parceiros da série toda pra gente ter sempre por perto, e também à @floralatlantadecor, de onde vieram os lustres de madeira, à @interlight.oficial e à @lightingarden, que forneceram todas as outras luminárias.

Dia 48


Tá com dificuldade de começar a horta a partir de sementes? Por aqui também rolou esse probleminha — a gente se empolgou nos primeiros dias e semeou coisa demais, o trabalho no quintal ficou pesado, esquecemos de molhar e algumas bandejas morreram. Olha, perder plantinhas é sempre chato, mas respira fundo, pede perdão pela sua alminha, sacode a poeira e começa de novo. Nada é mais legal e gentil, mais sem frescura que planta. Um punhado de sementes nem precisa ser a dos feijões mágicos, mas já rende ouro pra quem se esforça. Duvida? Um único grão de feijão consegue produzir muitas vagens — a Juliana Valentini (@deverdecasa) plantou um feijão especial aqui e descobriu que cada grão plantado rendeu 75 grãos colhidos! Falaí se não é mais mágico que o conto de fadas do João e o Pé de Feijão? Então, semeou e morreu, começa de novo, uai. Nesse recomeço, aprende com o erro e tenta de um jeito diferente. Quer ver só? Semente fora da validade dificilmente germina, então checa no pacote se está vencida antes de comprar. Todo pacote tem um mapinha atrás, confere lá se é uma boa época pra semear o que você quer na região em que você mora. Prepara terra fofa, adubada e umidinha pra colocar as sementes e nãooooo afunda muito as coitadinhas, que elas não terão força pra tirar um montão de terra de cima até encontrar o sol. Use a própria sementinha de referência: quanto menor, menos terra em cima, até chegar o ponto em que você salpica um nadinha por cima, como se pusesse sal na comida, manja? Daí, bebês semeados, cobre a bandeja ou vaso todinho com saquinho plástico transparente e amarra a ponta depois de dar um soprão de ar lá dentro. Isso cria uma estufinha boa pro berçário, mantendo as plantinhas úmidas, protegidas de vento e dos passarinhos, que adoram sementes. Assim que elas germinarem, vai abrindo pouco a pouco o saquinho até que estejam grandinhas o bastante pra ficarem sem proteção. Essas da foto, semeadas na jardineira auto-irrigável da @vasos_vasart, são sementes variadas de alface da @islasementes e foram plantadas bem pertinho pra fazer mini salada. Vai lá ver o episódio do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, que lindeza está nossa hortinha!

Dia 49


Um jardim dos sonhos não se faz sozinho. Cada um empresta um pouco do seu tempo, energia e talento pra que o resultado seja mágico. Da esquerda pra direita, vou apresentar um a um esses rostinhos queridos que ajudaram a gente nessa tarefa linda que foi o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a série feita em parceria com a @stihloficial e o @jardimdasideiasstihl. Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista) veio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro pra nos emprestar seu olhar de composição, volumetria e escolha de espécies. A Ana Paula Sá Leitão, da @flortec_eventos, é meu braço direito nos cursos, responsável por guardar os equipamentos STIHL em segurança, trazer comida, correr atrás de planta, gente, cansa só de imaginar o dia dela e do Theo Van der Geest, seu marido, que está logo atrás dela na foto. Os dois nos apresentaram à Cícera, o rostinho bem no meio da foto, a fada mágica da casa, arrumando a bagunça, limpando tudo mil vezes. Atrás de mim tem a minha diretora amada, a Clara Vanali (@claravanali), parceira nas filmagens desde muito antes de eu me descobrir apresentadora. Clarinha e sua irmã, Natali, são a produtora Às Claras Filmes, que conta ainda com o Robson (de boné) e o Tom (de blusa preta), os assistentes e técnicos de áudio que se viraram em mil nas gravações. Juliana Valentini (@deverdecasa) e Flores Welle, o Flop, são meus irmãos e anfitriões há anos em Holambra, donos do @viveirooiti. De verde, no canto direito, está o fotógrafo Fábio Lança (@fabiolancafotografia), que entrou no grupo no último final de semana de filmagens. Embaixo, a Alice Izumi (@aliceizumi), paisagista especialista em iluminação, que fez o lindo projeto de luz e sombras da casa. Por último, meu marido, @pavan_alexandre, nosso roteirista, cozinheiro, produtor, motorista e assistente de jardineiro. Amanhã acaba tudo numa Live linda, a partir das 16h, direto do Facebook da STIHL Brasil Oficial. Não perde. Vai ser dentro da casa, com Tango e peixinhos, muito emocionante.

Dia 50


Antes e depois da parede verde que fizemos no Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, a novelinha de jardinagem criada pela @stihloficial e o @jardimdasideiasstihl. Hoje, às 16h, tem bate papo AO VIVO direto da casa em Holambra, transmitido exclusivamente pelo Facebook da STIHL Brasil Oficial. Tem dúvida sobre algum projeto da série? Quer começar uma transformação na sua casa, mas não sabe por qual canto? Tá curioso pra ver como as plantas cresceram? Programa alerta no seu celular que hoje é a última chance de papear ao vivo comigo. Mas, ó, não esquece, é no Face da STIHL, tá, não no meu. Eu e o Tango te esperamos às 16h por lá.

Veja o antes e o depois da transformação do jardim clicando aqui.

postado em 18/06/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quinta semana

Este é o resumo da quinta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quarta semana

Este é o resumo da quarta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a terceira semana

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a segunda semana

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a primeira semana

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas pendentes no programa É De Casa

Nossa jardineira Carol Costa esteve no dia 14 de abril de 2018 no programa "É De Casa", da TV Globo e conversou com a apresentadora Patrícia Poeta. O tema foi plantas pendentes, uma ótima pedida para quem tem pouco espaço ou quer dar um colorido especial para uma parede. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa no programa É de Casa da Rede Globo

Nossa jardineira Carol Costa é especialista em terrários, e dá aulas para quem quer aprender a construir estes mini-jardins. São pessoas com espírito de jardineiro, mas que possuem um problema comum em cidades: falta de espaço e tempo. Para isso, nada melhor do que um terrário: traz as plantas para ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Sua chance de comprar o livro "Minhas Plantas" com desconto

Nossa jardineira Carol Costa é multi-uso: apresentadora de programa de rádio, de tv, youtuber, blogueira, professa, e claro, escritora. O livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)" já é um sucesso de vendas, ensinando de um jeito simples tudo o que você precisa para se tornar o ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Dendrochilum filiforme, cores e tintas

Nossa jardineira Carol Costa começou o ano cheia de novos planos e colocando a mão na massa. Já nos primeiros dias de 2018 lançou o projeto 1 Verde Por Dia no Instagram (clique para conferir - @1verdepordia), e ainda atacou de decoradora. No melhor estilo DIY, ela resolveu dar uma cara ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Maranta leuconeura var. erythroneura - 1 Verde Por Dia

Verdinho querido, feliz Ano Novo pra gente! Hoje, começo um projeto que venho sonhando desde 2014, o 1 Verde Por Dia (no Instagram @1verdepordia). A ideia é oferecer informações básicas pra ajudar você a encontrar a verdinha ideal pro seu jardim, vasinho ou canteiro. Cada foto vem com uma paleta ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Feliz dia do Jardineiro

Parabéns pra você, pessoinha cheia de dúvidas e inseguranças, mas que enfia as mãos na terra com uma coragem que nem sabe de onde vem. Um viva procê que deixa o manjericão dar flor pras abelhas, pra você que salva joaninhas da chuva e alimenta minhocas como se fossem pets ... (+)
Leia mais
mostrar mais