50 Dias de Verde - a segunda semana

© Carol Costa/Minhas Plantas

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e durante 50 dias terá um episódio novo. Aos domingos, Carol Costa faz uma Live no Facebook e no YouTube. Se ainda não conhece, aproveite para se inscrever no canal e receber o aviso de novos vídeos, e se quiser ver os episódios anteriores, é só clicar aqui. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a segunda semana.

Dia 8


Holambra é uma cidade jovem. Faz pouco mais de 30 anos que a pequena vila de holandeses se emancipou e virou estância turística. Os primeiros que vieram pra cá, fugindo da fome e da miséria causadas pela Segunda Guerra, trouxeram vacas leiteiras no navio. Na longa viagem que separa a Europa do Brasil, muitos animais morreram e outros tantos não se adaptaram ao clima tropical. Os primeiros colonos tentaram plantar batatas, um alimento nutritivo e cujo manejo eles conheciam bem. Não deu certo, as espécies trazidas do clima temperado holandês não vingavam no nosso calor. Foram muitas tentativas e erros até descobrirem que os bulbos de gladíolo — uma flor bem comum por lá — cresciam lindos também aqui. Assim surgiu a Cidade das Flores que hoje me acolhe no projeto Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Hoje estão todos em festa por aqui porque se comemora o Dia do Rei, uma festa em homenagem ao aniversário do rei da Holanda. Hoje também acontece a Live especial da nossa série, a partir das 18h, no Facebook da @stihloficial. Vou contar um pouquinho das mudanças nessa casa onde eu, a Juliana Valentini, aí na foto (@deverdecasa), o Flores Welle (@viveirooiti), a Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista) e tantos outros amigos estamos trabalhando. Tem surpresinhas e spoilers do que vem pelas próximas semanas. Já coloca alarme no seu celular que às 18h eu estarei lá no Face da Stihl, te esperando, pro reinado das plantas começar! Perdeu a primeira semana da nossa novelinha verde? No YT do @jardimdasideiasstihl você assiste a todos os episódios, feitos com o apoio de outros grandes parceiros como a @leroymerlinbrasil, a @spagnholplantas, o @veilingholambra, a Prefeitura de Holambra, a e a @bradigital

Dia 9


Que cactos e suculentas são capazes de guardar água em seus corpinhos você talvez já saiba. Para sobreviver a longos períodos de estiagem, esses seres clorofilados criaram um jeito especial de crescer, reunindo "suco" em folhas, caules e raízes, um líquido precioso que é usado quando a chuva desaparece por muitas semanas seguidas. O que você talvez não saiba é que essas plantas também foram feitas sob medida para o sol forte: nos desertos, elas esquentam tanto e por tantas horas que acabaram criando uma película protetora, tipo um Sundown de planta, ou espinhos finos e densos que refletem a luz do sol, ou ainda uma coloração prateada ou verde clara que esquenta menos do que o verdão escuro florestinha. Cada um desses truques levou MILHÕES de anos pra ser aprimorado pela planta, daí que não adianta querer que a sua suculenta agora ache delicinha crescer com água toda semana, morando dentro de casa, na sombra, entende? Em busca de mais sol, a suculentinha criada dentro de casa fica feia, fina, comprida, estiolada, como os botânicos dizem. Se você poda a moça como fizeram com esse mandacaru, ela reage soltando brotações laterais. É o que acontecerá com as suculentas que entraram no arranjo na xícara que fizemos hoje, no Jardim das Ideias — 50 Dias de Verde, a série verdinha criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl. Tem episódio novo no site Minhas Plantas, deixei link na bio. ;)

Dia 10


Foi na pós-graduação em Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo (@curso.agricultura.biodinamica) que eu aprendi a levar cocô da vaca a sério. Sem brincadeira, antes aquilo era só cocô. Fedido, nojento e indesejado. Depois de dois anos estudando o crescimento das plantas, a vida no solo, como tudo está interligado na natureza, passei a olhar o esterco como os fazendeiros orgânicos olham — um indicador de prosperidade para o produtor de plantas. Se o esterco tem boa qualidade, você não precisa de mais nada pra alimentar o solo: os insetos, fungos e bactérias benéficos transformam a massa em nutrientes que as plantas bebem com as raízes cada vez que chove ou alguém as rega. Daí que eu estava doida pra experimentar a receita de tambor de biofertilizante que aprendi com o colega Guto Locatelli nas aulas de biodinâmica. Ele usa um tambor de 200 litros pra produzir adubo pra toda a horta da escola. No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, eu adapto a receita do Guto pra um tambor de 60 L, que eu já tinha reservado quando ainda estava em SP. Estou acompanhando esse projeto com muito carinho porque quero aplicá-lo no meu apartamento, já que só preciso de espaço e uma tomada pra ligar o filtro de ar de aquário. Aliás, como muita gente perguntou no YouTube, nãoooooo dá pra fazer essa receita sem o filtro de ar, essa é uma decomposição exclusivamente aeróbica, é preciso jogar oxigênio constantemente no líquido. Por que eu não fiz minhocário? Porque cêis tão careca de saber, neah? A ideia dessa série é trazer novidades também pra mim — e quer melhor oportunidade do que um quintal inteiro pra testar? Depois de 3 dias de montagem dos ingredientes, você pode começar a abastecer o tambor com as sobras da cozinha. Quando achar que está bom, pare por 18 dias, o tempo que os bichinhos invisíveis ali dentro precisam pra estabilizar o adubo. Daí, é só usar nas plantas: pode ser até nas folhas, inclusive puro. :) O passo a passo tá no link da bio, aproveita pra assistir aos outros episódios dessa lindeza criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl (e ainda @redecobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas e @veilingholambra).

Dia 11


A Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista) vai voltar pro Rio falando holandês fluentemente depois desses 50 Dias de Verde. Eu aprendi a dizer ervilha, barro, bom dia e floração, mas não consegui juntar tudo numa frase que faça sentido pras pessoas. E olha que todo santo dia ouço alguém falando holandês aqui na Holambra, viu? No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, tem parede de pau-a-pique feita com pallet, barro, leite e serragem, uma técnica MUITO legal que aprendemos com a Tatiana Cavaçana e o João Rockett, da @permacultura.ipep. Perdeu os dias anteriores da sua novelinha verde? Tem a série toda, criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, no YT e no site Minhas Plantas. Vai lá ver que, agora, faltam menos de 40 dias pra acabar! Será que vou conseguir fazer tuuudo o que tenho vontade de testar nesse quintal? Ufa, ainda bem que tenho amigos talentosos e os melhores parceiros por perto: obrigada @cobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas, Prefeitura e Veiling Holambra e @bradigital, os apoiadores dessa série tão verdinha!

Dia 12


O que você vê no YT do @jardimdasideiasstihl é só uma pequena parte do que estamos vivendo do lado de cá. Para fazer cada episódio, com cerca de dez minutos, às vezes trabalhamos dias e mais dias num projeto, quebrando a cabeça na véspera pra ter todo o material à mão, pra explicar de um jeito simples, pra ajudar você a se animar e também fazer em casa. Esse reboco ecológico foi uma solução linda criada pelo João Rockett e pela Tatiana Cavaçana (@permacultura.ipep) pra resolver muitos problemas de uma mesma parede. O muro é todo feito de tijolo baiano, o que o torna oco e frágil. Essa parte da casa toma sol o dia todo, fazendo da laje um ambiente ruim pra se ficar muito tempo. E ainda havia limo por toda a parte. Com barro, leite e serragem, materiais absolutamente naturais, bons amigos e uma dose de paciência e disposição, resolve-se o problema de um jeito charmoso, funcional e ecológico. Pra que serve o leite? Como coloca o barro? Precisa dar outra mão? Tá tudo explicadinho no episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, nossa novelinha da jardinagem, criada pela @stihloficial em parceria com o blog Jardim das Ideias e o apoio de @redecobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas, @bradigital, @veilingholambra e Prefeitura de Holambra. Vai lá ver que lindo tá ficando o nosso quiosque! (Foto: @fabiolancafotografia)

Dia 13


Detalhe da montagem da espiral de ervas, um dos meus projetos preferidos da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, feita pela @stihloficial em parceira com o @jardimdasideiasstihl. Essa forma de fazer a horta — com tijolos simples, empilhados sem argamassa nem cimento — é um dos projetos mais bacanas que aprendi no curso @permacultura.ipep que fiz em Bagé, com a Tati e o João Rockett. A espiral não é só bonita e fácil de montar, ela também é extremamente funcional, favorecendo a drenagem da água para as espécies de solo seco e mantendo bem úmido o solo daquelas que apreciam sombra e umidade. Conto em detalhes no episódio que foi ao ar, no meu YouTube. Além dos apoiadores da série toda (@spagnholplantas, @redecobasi, @veilingholambra, Prefeitura de Holambra e @bradigital), esse dia tem a contribuição especial das ervas e hortaliças da @flora.yamamura, do substrato super rico e fértil da @all_garden_holambra e das sementes poderosas da @islasementes.

Dia 14


Desde que o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde nasceu no meu coração, tenho um amigo dando aquele apoio moral. "Pode contar com a gente", foi a resposta do Murilo Spagnhol (@murilospagnhol) quando eu contei que queria transformar um quintal em Holambra num parque de diversões para jardineiros e jardineiras de apartamento. Nossa equipe foi visitar a produção da @spagnholplantas, em Cordeirópolis (SP), e saímos de lá querendo fazer um paisagismo pra 500 dias, de tanta coisa bonita, rara e interessante que tem nas estufas. Com muito, MUITO esforço, a (@flavianunes_paisagista) conseguiu limitar as verdinhas que a gente usará no projeto e, em cima dessa lista, a Spagnhol fez um estudo detalhado de manchas, posicionamento de plantas e impacto visual. Pra quem está animado em fazer o próprio jardim, uma dica: conheça produtores locais e visite as estufas deles. Faz muita diferença ver a planta no auge, mostrando tudo de que ela é capaz. Também é tiro e queda pra acabar com dúvidas de tamanho, luz, regas, que essas coisas o produtor pode orientar melhor do que ninguém. Isso sem falar que sempre é um passeio gostoso pra quem ama natureza. Nosso quintal está começando a ganhar os primeiros canteiros, olha no YT o episódio de hoje da série mais verdinha do @jardimdasideiasstihl e da @stihloficial. Tem @spagnholplantas, @redecobasi, @leroymerlinbrasil, Prefeitura e @veilingholambra, @bradigital e muitos outros parceiros especiais reunindo energias pra ficar tudo lindo. Obrigada a cada um de vocês por tornar esse momento tão divertido e especial!

postado em 3/06/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Planta Comigo em Holambra

Plantar o próprio alimento pode ser gostoso e divertido. Ainda mais se reunir a família e os amigos. Usar a técnica da espiral de ervas te proporciona uma experiência completa. Num único lugar, você vai conseguir reunir mais de 40 variedades de plantas. De alecrim a sálvia, de almeirão a … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". Na foto que ilustra este texto, Carol … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma que todos nós. Não se conformou, e depois de estudar, trocar a carreira de jornalista pela de jardineira, ela compreendeu o que esses serezinhos verdes precisam. De toda essa experiência … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
Mais