página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

50 Dias de Verde - a segunda semana

© Carol Costa/Minhas Plantas
Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e durante 50 dias terá um episódio novo. Aos domingos, Carol Costa faz uma Live no Facebook e no YouTube. Se ainda não conhece, aproveite para se inscrever no canal e receber o aviso de novos vídeos, e se quiser ver os episódios anteriores, é só clicar aqui. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a segunda semana.

Dia 8


Holambra é uma cidade jovem. Faz pouco mais de 30 anos que a pequena vila de holandeses se emancipou e virou estância turística. Os primeiros que vieram pra cá, fugindo da fome e da miséria causadas pela Segunda Guerra, trouxeram vacas leiteiras no navio. Na longa viagem que separa a Europa do Brasil, muitos animais morreram e outros tantos não se adaptaram ao clima tropical. Os primeiros colonos tentaram plantar batatas, um alimento nutritivo e cujo manejo eles conheciam bem. Não deu certo, as espécies trazidas do clima temperado holandês não vingavam no nosso calor. Foram muitas tentativas e erros até descobrirem que os bulbos de gladíolo — uma flor bem comum por lá — cresciam lindos também aqui. Assim surgiu a Cidade das Flores que hoje me acolhe no projeto Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Hoje estão todos em festa por aqui porque se comemora o Dia do Rei, uma festa em homenagem ao aniversário do rei da Holanda. Hoje também acontece a Live especial da nossa série, a partir das 18h, no Facebook da @stihloficial. Vou contar um pouquinho das mudanças nessa casa onde eu, a Juliana Valentini, aí na foto (@deverdecasa), o Flores Welle (@viveirooiti), a Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista) e tantos outros amigos estamos trabalhando. Tem surpresinhas e spoilers do que vem pelas próximas semanas. Já coloca alarme no seu celular que às 18h eu estarei lá no Face da Stihl, te esperando, pro reinado das plantas começar! Perdeu a primeira semana da nossa novelinha verde? No YT do @jardimdasideiasstihl você assiste a todos os episódios, feitos com o apoio de outros grandes parceiros como a @leroymerlinbrasil, a @spagnholplantas, o @veilingholambra, a Prefeitura de Holambra, a e a @bradigital

Dia 9


Que cactos e suculentas são capazes de guardar água em seus corpinhos você talvez já saiba. Para sobreviver a longos períodos de estiagem, esses seres clorofilados criaram um jeito especial de crescer, reunindo "suco" em folhas, caules e raízes, um líquido precioso que é usado quando a chuva desaparece por muitas semanas seguidas. O que você talvez não saiba é que essas plantas também foram feitas sob medida para o sol forte: nos desertos, elas esquentam tanto e por tantas horas que acabaram criando uma película protetora, tipo um Sundown de planta, ou espinhos finos e densos que refletem a luz do sol, ou ainda uma coloração prateada ou verde clara que esquenta menos do que o verdão escuro florestinha. Cada um desses truques levou MILHÕES de anos pra ser aprimorado pela planta, daí que não adianta querer que a sua suculenta agora ache delicinha crescer com água toda semana, morando dentro de casa, na sombra, entende? Em busca de mais sol, a suculentinha criada dentro de casa fica feia, fina, comprida, estiolada, como os botânicos dizem. Se você poda a moça como fizeram com esse mandacaru, ela reage soltando brotações laterais. É o que acontecerá com as suculentas que entraram no arranjo na xícara que fizemos hoje, no Jardim das Ideias — 50 Dias de Verde, a série verdinha criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl. Tem episódio novo no site Minhas Plantas, deixei link na bio. ;)

Dia 10


Foi na pós-graduação em Agricultura Biodinâmica do Instituto Elo (@curso.agricultura.biodinamica) que eu aprendi a levar cocô da vaca a sério. Sem brincadeira, antes aquilo era só cocô. Fedido, nojento e indesejado. Depois de dois anos estudando o crescimento das plantas, a vida no solo, como tudo está interligado na natureza, passei a olhar o esterco como os fazendeiros orgânicos olham — um indicador de prosperidade para o produtor de plantas. Se o esterco tem boa qualidade, você não precisa de mais nada pra alimentar o solo: os insetos, fungos e bactérias benéficos transformam a massa em nutrientes que as plantas bebem com as raízes cada vez que chove ou alguém as rega. Daí que eu estava doida pra experimentar a receita de tambor de biofertilizante que aprendi com o colega Guto Locatelli nas aulas de biodinâmica. Ele usa um tambor de 200 litros pra produzir adubo pra toda a horta da escola. No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, eu adapto a receita do Guto pra um tambor de 60 L, que eu já tinha reservado quando ainda estava em SP. Estou acompanhando esse projeto com muito carinho porque quero aplicá-lo no meu apartamento, já que só preciso de espaço e uma tomada pra ligar o filtro de ar de aquário. Aliás, como muita gente perguntou no YouTube, nãoooooo dá pra fazer essa receita sem o filtro de ar, essa é uma decomposição exclusivamente aeróbica, é preciso jogar oxigênio constantemente no líquido. Por que eu não fiz minhocário? Porque cêis tão careca de saber, neah? A ideia dessa série é trazer novidades também pra mim — e quer melhor oportunidade do que um quintal inteiro pra testar? Depois de 3 dias de montagem dos ingredientes, você pode começar a abastecer o tambor com as sobras da cozinha. Quando achar que está bom, pare por 18 dias, o tempo que os bichinhos invisíveis ali dentro precisam pra estabilizar o adubo. Daí, é só usar nas plantas: pode ser até nas folhas, inclusive puro. :) O passo a passo tá no link da bio, aproveita pra assistir aos outros episódios dessa lindeza criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl (e ainda @redecobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas e @veilingholambra).

Dia 11


A Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista) vai voltar pro Rio falando holandês fluentemente depois desses 50 Dias de Verde. Eu aprendi a dizer ervilha, barro, bom dia e floração, mas não consegui juntar tudo numa frase que faça sentido pras pessoas. E olha que todo santo dia ouço alguém falando holandês aqui na Holambra, viu? No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, tem parede de pau-a-pique feita com pallet, barro, leite e serragem, uma técnica MUITO legal que aprendemos com a Tatiana Cavaçana e o João Rockett, da @permacultura.ipep. Perdeu os dias anteriores da sua novelinha verde? Tem a série toda, criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, no YT e no site Minhas Plantas. Vai lá ver que, agora, faltam menos de 40 dias pra acabar! Será que vou conseguir fazer tuuudo o que tenho vontade de testar nesse quintal? Ufa, ainda bem que tenho amigos talentosos e os melhores parceiros por perto: obrigada @cobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas, Prefeitura e Veiling Holambra e @bradigital, os apoiadores dessa série tão verdinha!

Dia 12


O que você vê no YT do @jardimdasideiasstihl é só uma pequena parte do que estamos vivendo do lado de cá. Para fazer cada episódio, com cerca de dez minutos, às vezes trabalhamos dias e mais dias num projeto, quebrando a cabeça na véspera pra ter todo o material à mão, pra explicar de um jeito simples, pra ajudar você a se animar e também fazer em casa. Esse reboco ecológico foi uma solução linda criada pelo João Rockett e pela Tatiana Cavaçana (@permacultura.ipep) pra resolver muitos problemas de uma mesma parede. O muro é todo feito de tijolo baiano, o que o torna oco e frágil. Essa parte da casa toma sol o dia todo, fazendo da laje um ambiente ruim pra se ficar muito tempo. E ainda havia limo por toda a parte. Com barro, leite e serragem, materiais absolutamente naturais, bons amigos e uma dose de paciência e disposição, resolve-se o problema de um jeito charmoso, funcional e ecológico. Pra que serve o leite? Como coloca o barro? Precisa dar outra mão? Tá tudo explicadinho no episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, nossa novelinha da jardinagem, criada pela @stihloficial em parceria com o blog Jardim das Ideias e o apoio de @redecobasi, @leroymerlinbrasil, @spagnholplantas, @bradigital, @veilingholambra e Prefeitura de Holambra. Vai lá ver que lindo tá ficando o nosso quiosque! (Foto: @fabiolancafotografia)

Dia 13


Detalhe da montagem da espiral de ervas, um dos meus projetos preferidos da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, feita pela @stihloficial em parceira com o @jardimdasideiasstihl. Essa forma de fazer a horta — com tijolos simples, empilhados sem argamassa nem cimento — é um dos projetos mais bacanas que aprendi no curso @permacultura.ipep que fiz em Bagé, com a Tati e o João Rockett. A espiral não é só bonita e fácil de montar, ela também é extremamente funcional, favorecendo a drenagem da água para as espécies de solo seco e mantendo bem úmido o solo daquelas que apreciam sombra e umidade. Conto em detalhes no episódio que foi ao ar, no meu YouTube. Além dos apoiadores da série toda (@spagnholplantas, @redecobasi, @veilingholambra, Prefeitura de Holambra e @bradigital), esse dia tem a contribuição especial das ervas e hortaliças da @flora.yamamura, do substrato super rico e fértil da @all_garden_holambra e das sementes poderosas da @islasementes.

Dia 14


Desde que o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde nasceu no meu coração, tenho um amigo dando aquele apoio moral. "Pode contar com a gente", foi a resposta do Murilo Spagnhol (@murilospagnhol) quando eu contei que queria transformar um quintal em Holambra num parque de diversões para jardineiros e jardineiras de apartamento. Nossa equipe foi visitar a produção da @spagnholplantas, em Cordeirópolis (SP), e saímos de lá querendo fazer um paisagismo pra 500 dias, de tanta coisa bonita, rara e interessante que tem nas estufas. Com muito, MUITO esforço, a (@flavianunes_paisagista) conseguiu limitar as verdinhas que a gente usará no projeto e, em cima dessa lista, a Spagnhol fez um estudo detalhado de manchas, posicionamento de plantas e impacto visual. Pra quem está animado em fazer o próprio jardim, uma dica: conheça produtores locais e visite as estufas deles. Faz muita diferença ver a planta no auge, mostrando tudo de que ela é capaz. Também é tiro e queda pra acabar com dúvidas de tamanho, luz, regas, que essas coisas o produtor pode orientar melhor do que ninguém. Isso sem falar que sempre é um passeio gostoso pra quem ama natureza. Nosso quintal está começando a ganhar os primeiros canteiros, olha no YT o episódio de hoje da série mais verdinha do @jardimdasideiasstihl e da @stihloficial. Tem @spagnholplantas, @redecobasi, @leroymerlinbrasil, Prefeitura e @veilingholambra, @bradigital e muitos outros parceiros especiais reunindo energias pra ficar tudo lindo. Obrigada a cada um de vocês por tornar esse momento tão divertido e especial!
postado em 3/06/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim para bruxas reais e fadas inventadas

Pelo olhar da infância, mesmo o menor dos canteiros esconde mistérios e seres mágicos, como grilos, joaninhas e mariposas Por Carol Costa Lembro do tanque de pedra, do cheiro de local úmido e sombreado, do limo escorregadio e do musgo fofo e macio. Lembro da água parada, um espelho perfeito ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um quintal para uma jardineira de apartamento

Da jardineira de apartamento que ganhou um quintal As descobertas e os aprendizados de morar por alguns meses numa casa em Holambra (SP) para construir um jardim com as próprias mãos Por Carol Costa Abri a tampa do tambor, de onde vinha um cheiro penetrante de comida estragada: embaixo de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro de Carol Costa é um manual para jardineiros

Nossa jardineira Carol Costa quer saber dos leitores como está o seu livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)". Já se passou um ano desde o lançamento e o livro tornou-se um querido manual para jardineiros de todo o Brasil. A piracicabana ainda brincou e desafiou seus ... (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Corretor Ortográfico Ou Hortográfico?

Plantando dementes em ladeira íngrid É tanta mensagem doida e enigmática que chega por aqui que está na hora de inventarem um Corretor Hortográfico, para ajudar a gente a tirar dúvidas de jardinagem Por Carol Costa Anote a dica aí: jogue "dementes" num terreno "vadio" que ainda tenha a terra ... (+)
Leia mais
© Bruno Geraldi

Aprenda a linguagem das plantas

Plantês para iniciantes Treine sua sensibilidade com este exercício simples, feito um minuto por dia, e veja como falar a língua das plantas ficará super fácil Por Carol Costa As pupilas estavam tão dilatadas que mal se via o amarelo nos olhos da gata. O rabo balançava freneticamente enquanto ela ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Insetos benéficos para seu jardim

Seres crocantes embaixo dos seus pés Se permita um novo olhar para besouros, aranhas, baratinhas e outras criaturas cheias de perninhas que trabalham pesado para seu jardim viver cheio de borboletas Por Carol Costa "Manhê!!! Tem um BICHO aquiiiii!" Dona Bia invadia o banheiro, abria o box com superpoderes de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A mensagem das pragas

A mensagem das pragas O que pulgões, formigas e cochonilhas podem dizer sobre a maneira como lidamos com nossa alimentação e o cuidado com as plantas Por Carol Costa Como exterminar lagartas? É possível erradicar pulgões? Tem alguma receita caseira matadora para cochonilhas? Toda semana me deparo com esses apelos ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Porque algumas plantas não se desenvolvem na sua casa

Quando a insistência enraiza no quintal Se você já tentou dezenas de vezes ter uma planta e ela sempre morre, um novo olhar para a natureza talvez seja a salvação Por Carol Costa "É a quinta vez que tento ter _________ em casa." Complete o espaço em branco com a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas com flores pequenas e exóticas

Uma planta conversando com Deus Conheça algumas flores discretas, minúsculas ou exóticas que parecem não ter pegado a mesma senha que roseiras e jasmineiros. Por Carol Costa É aqui a fila da flor? – É sim, meu filho. No que posso ajudar? – Olha, eu tô muito precisado da sua ajuda. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Um jardim pronto ou plantado por você?

Um jardim para já O passo a passo secreto para fazer um projeto paisagístico de sonhos em apenas... uma vida! Por Carol Costa "De que sabor é esse doce que você está comendo, Laurinha?" A pequena olha a embalagem como se soubesse ler, pensa um pouco e diz "sabor de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ensinar jardinagem para crianças

Os feijões mágicos Eles não cresceram até revelar um lugar com a galinha dos ovos de ouro, mas trouxeram tesouros muito maiores para as crianças que aprenderam na escola a cultivar uma sementinha. Por Carol Costa "O meu ganhou! O meu ganhou!" Minha irmã entrou no quarto aos pulos, trazendo ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Brincar na terra e com plantas é bom para crianças e adultos

Tesouros escondidos lá fora Procurar bichinhos, subir em árvores, comer trevinhos e fazer bolo de barro são algumas aventuras que esperam você e seus filhos bem longe do computador. Por Carol Costa A receita era de família: um maço de trevos bem picados, água o quanto baste, dois punhados de ... (+)
Leia mais
mostrar mais