página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

50 Dias de Verde - a primeira semana

© Carol Costa/Minhas Plantas
Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e terá um episódio novo de segunda a sábado, além de uma Live ao vivo aos domingos, até o dia 10 de Junho. A transformação já começou, e para quem perdeu, é só clicar aqui para assistir todos os vídeos. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a primeira semana.

Dia 1


Esse é o Tango, um dálmata de 9 anos, que passou a infância e adolescência destruindo jardins. Ele será meu maior desafio nos próximos dias: a partir de hoje, eu, a jardineira que mora num apartamento na cidade grande, peguei emprestado um quintal numa casinha no interior. Escolhi Holambra, a Cidade das Flores, para ser minha morada temporária nesse projeto lindo que começa hoje, o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Começa agora, às 18h, no Facebook da STIHL (@stihloficial), um bate papo delicinha pra contar FINALMENTE essa novidade, falar do que vem pela frente e, claro, conversar sobre plantas, nossas verdinhas queridas. Corre lá apertar a minha mão, que eu tô com aquele friozinho na barriga...

Dia 2


Hoje é o segundo dia da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, criada pela @stihloficial e feita em parceria com um montão de gente amiga e talentosa. Agora você já pode conhecer a Eveline, a casinha de madeira de Holambra, o Tango, o Zig e minha equipe: os viveiristas Juliana Valentini (@deverdecasa) e Flores Welle, o Flop, do @viveirooiti, e a paisagista Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista). Todos os vídeos sobem no canal do Jardim das Ideias e no canal do Minhas Plantas, no YouTube. No blog e no Instagram do @jardimdasideiasstihltem conteúdo extra, dá uma passadinha por lá também! Muito obrigada às outras marcas e aos demais parceiros dessa série que ajudaram nesse episódio: @veilingholambra, @spagnholplantas, @leroymerlinbrasil, @redecobasi, @flortec_eventos, @all_garden_holambra e @islasementes. Amanhã tem mais da nossa novelinha verde! \o/

Dia 3


Aprendi na pós-graduação em Agricultura Biodinâmica que é possível preparar uma pasta natural que estimula uma árvore ou um arbusto a rebrotar. Aí, na foto, estou eu e meu colega de sala, Sandro Henkes, ambos alunos do Instituto Elo (@curso.agricultura.biodinamica), passando pasta biodinâmica numa das árvores da escola. Desde o ano passado eu queria experimentar essa técnica e poder acompanhar, dia após dia, como a árvore reage e, com o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, agora foi possível. Hoje, terceiro dia da minha aventura num quintal de Holambra, eu e a Juliana Valentini (@deverdecasa) nos inspiramos nessa receita da biodinâmica para criar uma pasta curativa ligeiramente diferente da original, mas igualmente protetora e estimulante para árvores recém podadas. A receita pode ser acompanhada no episódio da nossa novelinha verde criada pela @stihloficial e pelo @jardimdasideiasstihl, no meu canal no YouTube. Usamos numa nogueira de 60 anos que tinha o tronco dividido em três, com duas partes bastante ocas. Vale muito acompanhar a explicação da poda e ver a técnica usada pelo Cacau, nosso especialista convidado nesse episódio. Tá tudo lá no vídeo novo, já viu? Amanhã tem mais!

Dia 4


Phalaenopsis, avencas, rendas-portuguesas, samambaias, chifres-de-veado, schefleras, rendas-francesas... Sabe o que essas verdinhas têm em comum além de fazer fotossíntese? Adoram viver em árvores! Chamadas de epífitas, essas plantas crescem apoiadas em troncos e galhos, abraçadinhas aproveitando a sombra, a umidade, as folhas que caem da copa e até mesmo curtindo a vista. É por isso que a gente prepara o vaso de Phalaenopsis usando uns pedacinhos de casca de pínus — pra que ela ache que ainda está morando numa árvore! No quarto dia da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, eu e @flavianunes_paisagista preparamos um arranjo de plantas epífitas para enfeitar a nogueira até que os troncos podados rebrotem. Além das Phalaenopsis do @sitiokolibri, usamos outras espécies de orquídeas MUITO resistentes a um pouco de sol, como a chuva-de-ouro e o Epidendrum vermelho, ambos produzidos por @magna_flora. Coroando a combinação, entraram rendas, avencas e um gracioso chifre-de-veado, que escolhemos a dedo nas estufas da @spagnholplantas, em Cordeirópolis. Uma curiosidade sobre essas epífitas é que a maioria das que escolhemos também cresce na terra, desde que seja bem fofa, arenosa e drenada. O passo a passo do arranjo está no vídeo de hoje da nossa novelinha verde, aqui no site Minhas Plantas (deixei link da playlist na bio também, pra facilitar).

Dia 5


Desde que larguei o jornalismo para virar jardineira, não falto a uma Expoflora. Nos últimos anos, também visito o Enflor & Garden Fair e as duas edições do Veiling Market. Neste ano, vou conhecer a Hortitec pela primeira vez. Antes de vir morar em Holambra pra desenvolver o projeto Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, eu jurava que Holambra só tinha como atrativos essas grandes feiras de plantas, os tamancos nas fachadas e um montão de amigos. Agora, vou conhecendo os lugares menos turísticos, onde comprar bonitezas pra arranjos, como esse cantinho do vídeo, a loja da @floralatlantadecor que fica dentro do CAAD. Dias atrás, conheci o Magazine Alcione, que curiosamente vende de panela e sapato a lápis, lã, biquini e cartucho de impressora. Conto mais do nosso quintal em transformação e desse projeto tão sonhado — feito em parceria com a @stihloficial e o @jardimdasideiasstihl —, no episódio de hoje, que já está disponível no link da bio. E pensar que mal passou uma semana, imagina o tanto de coisa bacana que dá pra fazer nos próximos 45 dias?

Dia 6


Tango tem 9 anos e muitos problemas de saúde. Nasceu com gota — pois é, nem eu sabia que essa doença dava em bicho. É surdo de um dos ouvidos. Tem pedra na bexiga, o que o obrigada a tomar remédio todo dia. Faz muito xixi, alguns super demorados, mas, pra nossa sorte, toma bastante água e come a ração medicinal direitinho. Nada disso o impede de fazer drama quando estamos tomando café da manhã, é claro: todos os dias, ele senta ao lado da mesinha da cozinha e fica com essa expressão de dó, de partir o coração. Como a Eveline é quem manda, aqui, obedecemos à risca o que ela pediu: o cachorro só pode comer ração especial, tomar água fresca e receber um ou outro pedacinho de fruta (e nem pode ser qualquer tipo, há muitas que ele não pode comer). Esse serzinho querido, alegre e cavador de buracos já teve seu passado de arruaceiro: Eveline conta que ele derrubava vasos, roía galhos e fazia um estrago no quintal. Agora, mais velhinho, Tango é um cachorro muito comportado e não mexe nas plantas. Nosso desafio no Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde será o de passear bastante com ele para deixá-lo gastar energia e, pouco a pouco, ir introduzindo novas plantas no quintal permitindo que ele cheire, observe e fique livre acompanhando. A @redecobasi nos ajudou a escolher uma ração urinária de boa qualidade tanto para o dálmata quanto para o gato Zig, e os dois agora têm brinquedinhos com os quais se entreterem. Tango não morde mais as plantas e só cava buracos quando ganha osso, o que está proibido por aqui. Por enquanto, nossa técnica está dando certo! Torça pela gente! Ah, o vídeo novo da série criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl já está no ar, acesse o link na bio. :)

Dia 7


Fazer a transformação de um jardim é gostoso, faz bem pra alma, reconecta com a natureza, reúne a família e cria um canto verde que nos enche de orgulho e alegria. Um refúgio do corre da vida. Não precisa ser um jardinzão, não: dá pra criar esse espaço para as plantas mesmo dentro de um apartamento, num pedacinho de janela. O segredo é olhar o lugar que se quer transformar de uma maneira bastante cuidadosa ANTES de sair fazendo. No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, os especialistas João Rockett e Tatiana Cavaçana, do @permacultura.ipep, mostram que é possível treinar um olhar abrangente e cuidadoso para o entorno. Observar primeiro, matutar até fundir a cuca e só depois agir. Com a ajuda deles, nosso quintal em Holambra vai ganhando um quiosque todinho de mourões de eucalipto. Demora. Dá trabalho. Não é pacotinho de miojo, é um projeto paisagístico pensado pra durar. Amanhã tem folga da nossa equipe, mas eu estarei, às 18h, no Facebook da @stihloficial para a segunda Live da temporada. Vai lá me dar um alô que eu tô cheia de novidades aqui da casa pra contar!
postado em 23/05/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 2

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o segundo episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem no Canal GNT. O episódio #2 foi sobre um quintal pouco aproveitado onde bate pouca luz solar, e ainda um cãozinho filhote. A ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 1

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o primeiro episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem que estreou no dia 11 de Janeiro. O episódio #1 teve um combo: um jardim com lago! Aqui você encontrará as espécies de ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa conta os bastidores do A Louca das Plantas

Nossa jardineira Carol Costa estreia o "A Louca das Plantas", um programa de tv "novo em folha" no canal GNT e foi ao ar no dia 11 de janeiro, às 22hrs (mas você ainda pode assistir, tem link no final do post). A produção durou meses e, para dividir este ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa é A Louca das Plantas no GNT

No dia 01/02, às 22h, vai ao ar o quarto episódio do A Louca das Plantas no Canal GNT com nossa jardineira Carol Costa. Anote na sua agenda, cole um post-it na tv e ajuste o alarme do celular. Além disso, haverá reprises do programa, anote os dias e ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim para bruxas reais e fadas inventadas

Pelo olhar da infância, mesmo o menor dos canteiros esconde mistérios e seres mágicos, como grilos, joaninhas e mariposas Por Carol Costa Lembro do tanque de pedra, do cheiro de local úmido e sombreado, do limo escorregadio e do musgo fofo e macio. Lembro da água parada, um espelho perfeito ... (+)
Leia mais
mostrar mais