página inicial / blogs / Carol Costa

5 passos para levar a coleção a sério

© Carol Costa/Minhas Plantas
Todo colecionador de orquídeas começou do mesmo jeito: ganhou um vaso aqui, comprou outro acolá, adotou uma planta quase morta que viu abandonada na rua e, depois de algum tempo, já tinha a casa cheia de verde. E aqui começa a bifurcação no caminho de quem vai seguir como um "juntador de orquídeas" ou de quem pretende se tornar um verdadeiro orquidófilo.

5 passos para levar a coleção de orquídeas a sério


1. Descubra o que vai melhor na sua mão


Nem sempre seu gênero preferido gosta das condições de cultivo que você tem em casa. Como a natureza não negocia, de duas, uma: ou você vai virar babá de Vanda, regando a planta de hora em hora, ou desiste de cultivá-la numa varanda onde venta horrores e busca uma espécie mais rústica. Que tal Dendrobium e Epidendrum para começar a coleção num apartamento?

2. Priorize as flores nativas de sua região


Há 35 mil espécies de orquídeas no mundo, fora híbridos e variedades. Com tanta diversidade, para quê insistir em plantas típicas de clima temperado? Se ainda não tiver experiência no cultivo, você terá mais sucesso se começar a coleção com os gêneros tropicais por natureza – Oncidium, Cattleya e Phalaenopsis estão entre os mais resistentes. Melhor ainda se forem orquídeas nativas da sua região.

3. Prefira planta barata e boa às caras e mal formadas


Tudo bem que você sonha em ter uma Cattleya walkeriana "Feiticeira" na coleção, mas deixe esse investimento para quando sua bancada estiver estruturada, com rotinas de rega e adubação bem definidas. Antes, ganhe experiência com plantas baratas, que vão doer menos no bolso durante seu inevitável período de experiência. E resista à tentação de comprar uma de forma ruim só porque achou ela "em conta".

4. Reduza a quantidade em busca de qualidade


Mesmo orquidófilos experientes têm dificuldade de cultivar num mesmo espaço Dichaea pendula, Vanilla planifolia, Masdevallia infracta, Laelia anceps... Nessa "salada", há plantas de sol, sombra e meia sombra, de alta e baixa umidade, epífitas, terrestres, rupícolas. Busque gêneros afins – Vanilla, Renanthera e Angraecum, por exemplo, se dão muito bem – e sua vida será melhor.

5. Pesquise o habitat natural de cada espécie


Sabe o que os grandes colecionadores têm que o iniciante não tem? Não, não são prêmios nem plantas raras: eles têm horas de estudo. Nenhuma orquídea entra na coleção deles sem que antes tenha sido feito um precioso trabalho de pesquisa, na tentativa de reunir o máximo de informações sobre o habitat natural daquela espécie. Imite-os nisso e os prêmios e plantas raras também chegarão para você.

Curso de orquídeas

Veja se existe um curso sobre orquídeas programado para os próximos meses clicando aqui.

Veja mais:
5 dicas para não comprar orquídea que te deteste
Orquídea-negra - aprenda a plantar e cuidar do jeito certo
Orquídea-bambu - aprenda a plantar e cuidar do jeito certo
postado em 23/08/2017 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a sexta semana

Este é o resumo da sexta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quinta semana

Este é o resumo da quinta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a quarta semana

Este é o resumo da quarta semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a terceira semana

Este é o resumo da terceira semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a segunda semana

Este é o resumo da segunda semana da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora e seus amigos verdinhos transformam o quintal de uma casa em Holambra num jardim de sonhos. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

50 Dias de Verde - a primeira semana

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Plantas pendentes no programa É De Casa

Nossa jardineira Carol Costa esteve no dia 14 de abril de 2018 no programa "É De Casa", da TV Globo e conversou com a apresentadora Patrícia Poeta. O tema foi plantas pendentes, uma ótima pedida para quem tem pouco espaço ou quer dar um colorido especial para uma parede. Tem ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa no programa É de Casa da Rede Globo

Nossa jardineira Carol Costa é especialista em terrários, e dá aulas para quem quer aprender a construir estes mini-jardins. São pessoas com espírito de jardineiro, mas que possuem um problema comum em cidades: falta de espaço e tempo. Para isso, nada melhor do que um terrário: traz as plantas para ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Sua chance de comprar o livro "Minhas Plantas" com desconto

Nossa jardineira Carol Costa é multi-uso: apresentadora de programa de rádio, de tv, youtuber, blogueira, professa, e claro, escritora. O livro "Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)" já é um sucesso de vendas, ensinando de um jeito simples tudo o que você precisa para se tornar o ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Dendrochilum filiforme, cores e tintas

Nossa jardineira Carol Costa começou o ano cheia de novos planos e colocando a mão na massa. Já nos primeiros dias de 2018 lançou o projeto 1 Verde Por Dia no Instagram (clique para conferir - @1verdepordia), e ainda atacou de decoradora. No melhor estilo DIY, ela resolveu dar uma cara ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Maranta leuconeura var. erythroneura - 1 Verde Por Dia

Verdinho querido, feliz Ano Novo pra gente! Hoje, começo um projeto que venho sonhando desde 2014, o 1 Verde Por Dia (no Instagram @1verdepordia). A ideia é oferecer informações básicas pra ajudar você a encontrar a verdinha ideal pro seu jardim, vasinho ou canteiro. Cada foto vem com uma paleta ... (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Feliz dia do Jardineiro

Parabéns pra você, pessoinha cheia de dúvidas e inseguranças, mas que enfia as mãos na terra com uma coragem que nem sabe de onde vem. Um viva procê que deixa o manjericão dar flor pras abelhas, pra você que salva joaninhas da chuva e alimenta minhocas como se fossem pets ... (+)
Leia mais
mostrar mais